O processo da Avaliação Dinâmica de Áreas Integradas (ADAI) compreende na articulação e integração de leituras realizadas por no mínimo dois profissionais, com a intenção de localizar, compreender e perceber o outro integralmente.

Esta avaliação tem como objetivo articular dados das diferentes áreas do desenvolvimento como a linguagem, raciocínio lógico matemático, corporal e psicomotricidade, cognitivo e sócio afetivo. Um dos princípios desta avaliação é entrar em contato com o processo de modificabilidade individual e  a leitura dos diferentes sistemas e núcleos que fazem parte da vida da pessoa.

Trata-se de um processo estrutural de aprendizagem que incorpora mediação ensinada por parte do avaliador e é adaptado às exigências e necessidades do sujeito.

Como ponto de partida este procedimento tem em base a Teoria da Modificabilidade Cognitiva e o Ensino da Aprendizagem Mediada (EAM) desenvolvidas pelo Prof. Reuven Feuerstein (Jerusalem, Israel). Esta avaliação consegue direcionar a compreensão daquele indivíduo para verdade singular do mesmo. Se por um lado esta avaliação valoriza a espontaneidade, por outro, sua proposta é sistemática e organizada.

Observamos a qualidade e quantidade de mediação necessária.
Analisamos as funções cognitivas e as operações mentais.
Compreendemos os recursos que a pessoa utiliza e quais necessita desenvolver.
Em vários momentos aplicamos três fases ao avaliar: realização da tarefa sem mediação, em seguida com mediação e por último novamente sem mediação. Isto para verificar a modificabilidade deste indivíduo

O protocolo da avaliação segue os seguintes aspectos:
1 – Entrevista inicial com pais e/ou responsáveis

2 – Encontros com a pessoa (criança, adolescente ou adulto) onde as seguintes áreas serão avaliadas: cognição, linguagem; matemática; desenvolvimento perceptivo motor; psicodinâmica.

3 – Devolutiva para a família e para a pessoa com encaminhamentos e orientações necessárias;

4 – Devolutiva e orientações para escola.