O PEI é um programa de intervenção projetado para aumentar as habilidades cognitivas necessárias para o pensamento independente.
Origina-se da teoria da Modificabilidade Cognitiva e Aprendizagem Mediada fruto das pesquisas do psicólogo e educador Prof. Reuven Feuerstein.
O programa busca afiar o pensamento crítico com os conceitos, habilidades, estratégias, operações, e atitudes necessárias para uma aprendizagem independente; diagnosticar e corrigir deficiências nas habilidades de pensamento; e ajudar indivíduos a aprenderem a aprender.
O domínio das tarefas em Enriquecimento Instrumental nunca é uma questão de aprendizagem por repetição ou mera reprodução de uma habilidade instruída.
Sempre envolve a aplicação de regras, princípios ou estratégias em uma variedade de tarefas.
Assim, o PEI reforça as funções cognitivas que permitem ao estudante ou profissional, definir problemas sistematicamente, fazer conexões e ver relações, motivar-se, melhorar seus hábitos de estudo e trabalho e desenvolver a habilidade para aplicar as funções cognitivas na solução de qualquer problema ou situação.
Possui 14 instrumentos divididos em PEI nível 1 e 2 com diverso conteúdos, com crescente nível de complexidade e abstração.
Este programa pode ser utilizado em grupo ou individualmente em crianças, adultos e idosos.
O programa está traduzido em 12 línguas e é utilizado em diversos países.
Atualmente é aplicado na Área educacional, clínica, empresarial, institucional e social.