A equipe interdisciplinar proporciona um olhar qualificado, onde a soma das partes traz um resultado qualitativo surpreendente.

Se você busca um novo modelo clínico de atuação venha conversar com a gente!
Estamos a quase 30 anos com esse trabalho e sabemos a diferença que faz no desenvolvimento de cada um de nós.
A aprendizagem se dá em equipe, a vida se enriquece no encontro em grupo.
E é por isso que no NETAF trabalhamos de forma interdisciplinar.

Cada profissional que faz parte da equipe contribui com o coletivo.
Cada área de conhecimento enriquecendo o estudo dos casos e aprimoramento nas estratégias e metas estabelecidas para os atendimentos.

O ser humano é um ser integrado, e na sua subjetividade se entende os diferentes aspectos do desenvolvimento, cognitivo, pedagógico, psicomotor, sócio-afetivo, linguístico, nutricional.

O NETAF – Núcleo de Estudos e Terapias tem uma metodologia de atendimento interdisciplinar com equipe multiprofissional. Dentro dessa equipe a Área da Fonoaudiologia esta presente atuando no desenvolvimento e aprimoramento da comunicação dos indivíduos que nos procuram, sendo eles crianças, jovens, adultos e idosos. Atuando na área da Linguagem oral e escrita, na terapia das habilidades de processamento auditivo, tornando -as eficientes; no equilíbrio da motricidade oral com intuito de melhorar a qualidade de respiração, mastigação, deglutição e fala. Além, de potencializar as funções cognitivas descritas pelo Prof Reuven FEUERSTEIN implicadas no processo de aprendizagem dessas habilidades descritas acima, graças a formação das fonoaudiólogas da equipe NETAF no Método Feuerstein.

NUTRIÇÃO NO NETAF
A nutrição no NETAF trabalha com propósitos e objetivos muito claros.
O primeiro é melhorar a saúde através de uma nutrição equilibrada e suficiente, nutrição NÃO prescriptiva. O segundo é orientar a pessoa para ter uma qualidade de vida ajudando no desenvolvimento de uma relação saudável com os alimentos.
Os atendimentos acontecem para crianças, jovens e adultos com dificuldades e transtornos alimentares.

O olhar e a escuta atenta para o sujeito de forma integral nos seus diferentes aspectos -cognitivo, socioemocional, orgânico – é um dos pilares para compreender os processos de aprendizagem de cada um.
O psicopedagogo é um profissional que está atento às necessidades, valores, habilidades e competências singulares, de uma forma multidisciplinar e transdisciplinar, com um trabalho nos diversos contextos de aprendizagem e suas inter-relações.

A Terapia Ocupacional é a ciência que estuda a atividade humana e a utiliza como recurso terapêutico para prevenir e tratar dificuldades de ordem física, sensorial, pedagógica, mental e psicossocial que interfiram no desenvolvimento e na independência do individuo em relação as atividades de vida diária, estudo, trabalho e lazer. Portanto atua nas áreas de saúde, educação e na esfera social.
“Olhar para o indivíduo como um todo” – integração de todas as áreas de desenvolvimento; “Autonomia nas Atividades de vida diária e prática” – vestir-se, alimentar-se, higienizar-se…, assim como: estudar, trabalhar, brincar, arrumar a cama..; “Uso da atividade como recurso de conhecimento/avaliação e intervenção” “Valorizar e utilizar ao máximo as potencialidades do indivíduo”
Essas são algumas colocações que definem a Terapia Ocupacional.
No Netaf, a terapia ocupacional atua diretamente na relação desenvolvimento de habilidades da primeira infância com a aprendizagem. Crianças, jovens e jovens adultos que chegam com questões relacionadas a autonomia em determinada área, como dificuldades específicas de aprendizagem ou de desenvolvimento cognitivo são convidados a um olhar para todas as áreas. O “corpo” no sentido mais amplo, revela, comunica e apresenta questões relacionadas a essa dificuldade específica. Como por exemplo: crianças com imaturidade no desenvolvimento corporal (dos sistemas sensoriais) costumam apresentar dificuldades com a aprendizagem da leitura e escrita.
A atenção a esse corpo em sua totalidade, assim como a parceria com a família e escola, é imprescindível para conhecer, avaliar e intervir.

A CONSTELAÇÃO FAMILIAR desenvolvida no NETAF tem como princípio valorizar as leis sistêmicas organizadas por Bert Hellinger nas diferentes ações. Refletir como as leis do PERTENCIMENTO, ORDEM e EQUILÍBRIO impactam na vida de cada um que é atendido faz parte dos nossos estudos e reflexão. Assim como nas orientações e atendimentos para as famílias e nas escolas quando usamos do conhecimento da PEDAGOGIA E DA INTELIGÊNCIA SISTÊMICA.
E, o mais importante é cuidar da nossa postura como terapeutas e observar para que lugar aquele indivíduo está olhando, o que está por trás daquela história, e com respeito e sem julgamento proporcionar o desenvolvimento de cada um.
Nossos atendimentos acontecem de forma individual e também em grupo, este através de workshops.

Charlie Chaplin disse “ Não devemos ter medo dos confrontos..até os planetas se chocam e do caos nascem as estrelas.

Estamos não somos.
Se conseguirmos olhar para o fato de que somos seres em constante crescimento podemos aproveitar o conflito como oportunidade de mudança.
Somos nós capazes de objetivar e de encontrar os nossos próprios caminhos. As vezes é preciso um olhar empático e um olhar imparcial para que esse tome o rumo mais adequado. Encontramos no
Mediador de conflitos ferramentas para empoderar, oferecem total autonomia nas soluções mais pacíficas para as questões que muitas vezes se tornam insustentáveis. O diálogo é a base fundamental para esse trabalho e é nesse processo que se abrem possibilidades. Na troca de pontos de vistas diferentes e na escuta que se encontra o caminho do meio. Não é o meu e não é o seu mais sim o nosso…

A psicologia é a área da ciência que estuda a mente, as emoções, o comportamento humano e também sua interação com o ambiente social. Dessa forma a psicologia no netaf tem como objetivo compreender e orientar essas interações, através de uma escuta ativa, técnicas de mediação e de um olhar interdisciplinar. O profissional desta área tem um papel de facilitador no processo de comunicação e fornece recursos para que o indivíduo possa se desenvolver de forma integral.

A Terapia Analítico-comportamental envolve os processos psicoterapêuticos baseados nos conceitos teóricos de B. F. Skinner (1904-1990), além de atualizar-se a cada dia com novos autores da Análise do Comportamento. O profissional desta área estuda o comportamento humano, que é entendido como a interação deste indivíduo com o ambiente. Assim, cada pessoa pode ser cuidada a partir das relações que estabelece com ela mesma, com o mundo e com os outros ao seu redor, pois entendemos que cuidar do comportamento é cuidar das interações que construímos e experimentamos.

  • Método Feldenkrais promove o aumento do potencial de aprendizagem através do desenvolvimento da autoimagem com a exploração de movimentos corporais integrativos,
  • Yoga somática tem como proposta o desenvolvimento da atenção plena a partir da experimentação de consciência pelo movimento, posturas de yoga, exercícios respiratórios e técnicas de meditação.
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A neuropsicologia é uma especialidade da psicologia que procura realizar uma investigação complexa das diversas funções cognitivas, entre elas a memória, atenção, linguagem e função executiva. Um enfoque fundamental desse trabalho é unir os aspectos cognitiva aos emocionais e suas expressões através do comportamento. No NETAF a avaliação neuropsicológica contribui para a ADAI (Avaliação Dinâmica de Áreas Integradas) com sua visão interdisciplinar, procurando compreender o ser humano em sua totalidade.

A Psicomotricidade é uma ciência que tem como objeto de estudo o sujeito e suas relações com o corpo e o movimento. Conceitua a pessoa em sua integralidade, envolvendo a cognição, o sensório motor, o afeto e o seu contexto social, compreendendo a sua capacidade de se expressar pelo movimento. A Psicomotricidade utiliza os conhecimentos de outras ciências, como a Psicologia, a Fisiologia, a Biologia, a Antropologia para a construção de sua visão holística do sujeito.

A família é um sistema complexo, mas é o lugar de pertencimento e está em constante transformação. Vemos cada um dentro da família sendo autor da sua própria história, agente de mudança e responsável pelo desenvolvimento de ações que podem fortalecer e sustentar o relacionamento de todos. O terapeuta familiar é o facilitador da construção de uma relação colaborativa, onde se abrir para o diálogo cria oportunidades de mudança com mais flexibilidade, abrindo mão definitivamente de estabelecer uma verdade única e absoluta.